O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou uma campanha para atualizar os dados dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida faz parte de um pente-fino anunciado pelo governo federal. Aqueles que não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou não atualizaram seus dados nos últimos quatro anos devem regularizar a situação o mais rápido possível. O prazo para atualização varia de acordo com o tamanho da cidade. Para mais informações, acesse o aplicativo "Meu INSS".
Para a consulta, não são necessários login e senha: basta usar o número do CPF.
Caso a pessoa do CPF informado precise atualizar o cadastro para manter o BPC, ela será orientada a procurar pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.
Alerta contra golpes
Além da consulta pelo sistema, o INSS começou, em 1º de agosto, a enviar mensagens "push" pelo app "Meu INSS" para os beneficiários do BPC que não estão inscritos no CadÚnico.
O contato também está sendo feito por meio de carta pelos Correios, pela rede bancária (no extrato do pagamento), por SMS ou ligação da central de atendimento, pelo número (11) 2135-0135.
Com isso, fica o alerta: o INSS não pede dados nem biometria facial para os beneficiários do BPC. O instituto apenas encaminha a pessoa a comparecer ao CRAS.
fonte:g1.globo.com