Huse tem cerca de 80% dos leitos para queimados ocupados
19/06/2024 09:08 em Notícias

Cerca de 80% dos leitos da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe estavam ocupados, nesta terça-feira (18), de acordo com dados da unidade de saúde. O local conta com 14 leitos, entre adultos e infantis.

“Sabemos que por conta de toda a tradição que envolve o período junino os riscos acabam aumentando significativamente. No ano passado, no mesmo período, ainda não tinha nenhuma admissão na UTQ por conta de acidentes envolvendo fogos de artifício e, este ano, já tivemos alguns casos. Além do tempo de internação, os pacientes correm risco de diversas sequelas. É um tratamento que requer muitos cuidados”, explicou a enfermeira e gerente da UTQ, Wandressa Nascimento.

De acordo com dados da unidade, de janeiro a maio de 2024, foram atendidos 77 pacientes, um aumento de mais de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já na primeira quinzena do mês de junho desse ano, foi registrada uma diminuição nos atendimentos de urgência e emergência a pessoas vítimas de algum tipo de queimadura, quando comparado ao mesmo período de 2023. Ano passado foram mais de 170 admissões e 12 óbitos. Apenas no mês de junho de 2023, a unidade de queimados atendeu 24 pacientes.

Principais cuidados

Entre as principais orientações para vítimas de queimadura está o resfriamento da área com água corrente em temperatura ambiente por aproximadamente 15 a 20 minutos e cobrir o local com um pano seco.

“É importante a conscientização de usar uma proteção para o manuseio dos fogos, como botas e luvas, não soltar fogos após ingestão de bebida alcoólica, não pular fogueira e não deixar criança próximo a fogueiras. Além disso, também é importante que a criança esteja sempre supervisionada pelo adulto, e obedeça a faixa etária indicada para cada tipo de fogos”, explicou a enfermeira.

 

Fonte: https://g1.globo.com/se

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!