Um homem identificado como Genivaldo Barbosa, de 52 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (20), em uma Unidade de Pronto Atendimento do Tobias Barreto, enquanto aguardava transferência para um hospital de Aracaju. A informação foi confirmada por familiares.
De acordo com a cunhada da vítima, Cleia Maria, ele deu entrada na UPA, por volta das 19h30 deste domingo, após sofrer um acidente de moto e bater a cabeça. No local, ele foi intubado e ficou aguardando transferência para um hospital de Aracaju, devido à gravidade de um ferimento na cabeça. No entanto, o processo de transferência só foi iniciado, por volta das 10h desta segunda, quando uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) chegou ao local, mas ele já estava sendo reanimado e não resistiu. “Foram mais de 12 horas aguardando o Samu”, lamentou.
O corpo de Genivaldo será sepultado nesta terça-feira no Povoado Samambaia em horário a ser definido.
O que dizem MP e SES
O Ministério Público informou, que no início do mês, acionou o estado de Sergipe para regularizar o funcionamento da UPA de Tobias Barreto com a disponibilização de ambulância em condições adequadas, regularização da escala de médicos e enfermeiros e a nomeação de um superintendente para administrar a unidade.
Através de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentou o ocorrido e informou que determinou a abertura de processo administrativo para verificar a ocorrência de eventuais falhas no fluxo para a remoção do paciente e apontar medidas judiciais cabíveis. O texto diz ainda, que o Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi acionado para fazer a transferência do paciente, chegando a pousar em Tobias Barreto, mas o paciente evoluiu para óbito.
Sobre a ação judicial proposta pelo Ministério Público em relação ao fluxo da UPA de Tobias Barreto, a Procuradoria-Geral do Estado recorreu e aguarda decisão judicial.
Fonte g1 SE: https://g1.globo.com/se